PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DE UM AREAL LEGALIZADO
1)Evitar o assoreamento do rio que causam possíveis enchentes.
·Retira do rio toneladas de lixo;
·Impulsiona a construção civil, gerando milhares de empregos diretos e indiretos;
·A extração de areia, tomando-se os devidos cuidados, poderão fornecer partículas coloidais de terra (silte e argila) para os corpos hídricos, imitando a função dos meandros naturais dos rios, fundamentais para a entrada da radiação solar refratada na lâmina d'água.

Eles efetuariam a dragagem (desassoreamento) da água poluída contendo lodo e materiais mais grossos e pesados (ex: muito lixo e entulho) e devolveriam a água depurada, isentos de lixo e de entulho, de volta para o rio ou represa.

Desta forma a atividade de extração de areia voltaria a desempenhar com mais importância para a sociedade, a melhoria do nosso meio ambiente aquático e na parte social abastecendo o setor da construção civil com um material de baixo custo, a curta distância, ajudando assim na geração de milhares postos de trabalho.

·Estes são alguns dos benefícios da extração de areia do leito de rios, desde que seja acompanhada tecnicamente e respeitada a legislação vigente.

O Rio Paraíba do Sul nasce na Serra da Bocaina, no estado de São Paulo, e deságua no Atlântico em Atafona (São João da Barra), ao norte fluminense, quase na divisa do Rio de Janeiro o Espírito Santo.
Após seus 1200 km de percurso, as águas perdem substancialmente o fôlego da vazão por conta de transposições, barragens e assoreamentos. No trajeto do rio, ocorre a maior transposição do Brasil a do Rio Gandu, que desloca dois terços do seu volume de água para abastecer a região metropolitana do Rio de Janeiro. São 60 mil litros de água por segundo.